Acne
Neste projeto, se encontra toda anatomia e fisiologia da pele, os diferentes biótipos cutâneos e fototipos de pele, mostrando o processo de formação da melanina, para assim entender a discromia a ser tratada: manchas hipercrômicas – melasma.
Onde foi proposto o tratamento de clareamento das manchas, e o compromisso fiel da cliente mediante as orientações feitas pela profissional esteticista. Acompanhe os protocolos, os recursos utilizados e os resultados obtidos ao longo deste projeto através de comprovação fotográfica.
Fisiologia e Anatomia da Pele
A pele é o maior órgão do corpo humano, corresponde de 10 a 15% do peso corporal do adulto, sua espessura é de 1 mm (pálpebras) à 1 cm (planta dos pé). É um órgão complexo que desempenha múltiplas funções metabólicas, imunológicas e sensoriais.
São dois tipos de pele humana: pele glaba (sem pelos, palma e planta dos pés) e área com pelos (folículo piloso e glândulas sebáceas). Sobre a cor da pele são dois tipos de pigmentação melânica: constitucional (genético) e facultativo (exposição solar).
Funções da Pele
- Regulação térmica,
- Defesa orgânica,
- Controle do fluxo sanguíneo,
- Proteção contra diversos agentes do meio ambiente,
- Funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato) e
- Produção de vitamina D. * A pele compõe-se de três camadas:
- Epiderme
- Derme e
- Hipoderme
Figura 1- Fonte: www.cienciasete.blogspot.com
Epiderme - Camada mais externa da pele é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, onde as células principais são:
Queratinócitos - que produzem a queratina, uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção - impermeabilidade da pele, produzidos na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa), sofrem estratificação gerando os corneócitos da camada córnea;
Melanócitos - células responsáveis pela produção de melanina-pigmento que dá