Disciplina: economia – terceira lista de exercício
Os agregados macroeconômicos são os resultados da mensuração da atividade econômica, considerada como um todo. É baseada na soma de todas as transações, realizadas por todos os agentes variáveis.
As agentes variáveis são as políticas de: * Moeda * Cambio * Renda nacional * Fiscal 2) O interesse pelos indicadores macroeconômicos relevados pelas Contas Nacionais seria restrito às economias globalmente planificadas? Interessaria também às economias de tradição liberal? Discuta a relevância desses indicadores, sob esta óptica.
3) De que modo a Grande Depressão dos anos 30 e a teoria keynesiana teriam contribuído para ativar as pesquisas da metodologia de cálculo dos agregados macroeconômicos
A grande depressão e a teoria de Keynes influenciaram na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de mercado. Entre essas influências podemos citar:
* A crítica à teoria do laissez-faire, da tendência ao equilíbrio sem intervenção governamental; As contribuições à política fiscal como instrumento de políticas macroeconômicas, antes dominadas pela política monetária e cambial; * A busca pelo pleno emprego como necessidade fundamental da economia; * O uso da contabilidade nacional como instrumento de política econômica; * A teoria do multiplicador; * A definição dos juros a partir da liquidez e a influência das incertezas nas expectativas e escolhas. 4) Ilustre um fluxo circular da renda e do produto de uma economia aberta e completa e explique a diferença de produto interno e produto nacional. Utilize os dados sobre o Balanço Internacional de Pagamentos do Brasil no ano corrente.
NOVO FLUXO DA RENDA : ECONOMIA COMPLETA E ABERTA
PIB – PRODUTO INTERNO BRUTO O PIB representa todas as riquezas produzidas dentro das fronteiras de uma região, independentemente do destino dessa renda. O conceito de PIB também descarta a entrada de verbas do