Acne
A acne ocorre quando os poros ficam obstruídos, quando as glândulas produzem muito óleo, os poros podem ficar bloqueados. Sujeira, resíduos, bactérias e células inflamatórias se acumulam e se a inflamação for profunda, as acnes podem aumentar e formar cistos firmes e dolorosos. A acne tende a atingir pessoas da mesma família e podem ser causadas por alterações hormonais relacionadas a menstruação, gravidez, pílulas anticoncepcionais ou estresse, produtos oleosos, cosméticos para os cabelos, determinados medicamentos, níveis altos de umidade e suor, grande exposição ao sol e problemas emocionais.
É recomendável lavar o rosto com sabão e água quente, pelo menos duas vezes por dia, mas suavemente para não irritar a pele. Maquiagem não deve ser usada regularmente e aquelas feitas com água são melhores. Porém, todas estas devem ser retiradas antes de deitar-se. A manipulação (espremer) está contraindicada. A manipulação imprópria pode "quebrar" as barreiras naturais da pele causando maior inflamação e cicatrizes locais.
No caso citado, recomendaria ao paciente que buscasse orientação de um dermatologista, pois apesar de ter um início leve o seu caso se agravou nos últimos meses, e apenas um dermatologista poderá determinar um tratamento específico.
O lado emocional dos pacientes não deve ser menosprezado. A desfiguração causada pela acne mexe com a autoestima do adolescente, que passa a evitar o contato social com vergonha de suas lesões e das brincadeiras dos colegas. Quando necessário, deve ser fornecido suporte psicológico.