Acne
A acne é o resultado da obstrução e inflamação dos poros da pele, que, por razões hormonais e emocionais, produzem sebo (substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas que lubrifica e umedece a pele) em excesso.A obstrução acontece em conseqüência de um desequilibro na descamação natural da pele que leva as células descamadas ao acúmulo e, consequentemente, à obstrução dos poros. Tudo isso gera inflamação que, por sua vez, produz um ambiente propício para o desenvolvimento da Propionibacterium acnes, uma bactéria que intensifica o problema .
Fatores relacionados ao surgimento da acne:
Genética Pode existir predisposição genética que favorece o desenvolvimento da acne.
Hormônios:
Os hormônios regulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.Durante a adolescência, o desequilíbrio na produção dos hormônios sexuais e de sebo aumenta e ocasiona o aparecimento de acne.
Aumento da atividade das glândulas sebáceas: Em geral, as pessoas com tendência à acne apresentam acne glândulas sebáceas mais ativas, que produzem mais sebo. Por isso, freqüentemente possuem pele oleosa.
Estresse: Afeta a produção de hormônios. O nervosismo, a ansiedade e desânimo nãocombinam com uma pele saudável.
Alimentação:
Pode influenciar (de forma positiva ou negativa) no aparecimento da acne, especialmente se a pessoa já possui pré-disposição ao desenvolvimento da mesma,devido aos fatores anteriormente mencionados.
A influencia da alimentação saudável na incidência e evolução da acne:
Muitos problemas de pele parecem responder à vitamina A, que pode ter um efeito benéfico no crescimento e no amadurecimento celular. As melhores fonte de vitamina A são os alimentos ricos em betacaroteno, elemento que é convertido pelo organismo nessa vitamina. Alguns estudos indicam que o betacaroteno protege a pele da ação dos radicais livres e ajuda a reduzir a produção de sebo.Como a inflamação é uma das primeiras manifestações da acne, os ácidos graxos