Acne - Dermatologia
Esse trabalho tráss informações sobre a acne, seus tipos e causas, cuidados, precausões necessárias e qual o tipo de tratamento que deve ser seguido para melhorar a aparência dessa pele acneica.
É difícil encontrar alguém que nunca tenha sofrido problemas de acne na vida, é claro que todo mundo gostaria de ter uma pele de bebê para sempre, mas a gente cresce e é impossível que a pele não sinta os efeitos de tudo que acontece ao longo dos anos.
A acne é uma dermatose crônica, comum em adolescentes, caracterizadas por lesöes inflamatórias, principalmente na face.
Acne
A acne é uma dermatose que provoca o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Não um problema causado por bactérias.
Não chamamos uma única espinha de acne, mas, sim, o conjunto dessas manifestações muito comuns na adolescência – estima-se que entre 35% e 90% dos jovens nessa faixa etária sofram do problema.
Em menor proporção, a acne pode atingir também adultos – 1% da população masculina e 5% da população feminina.
Entre as mulheres, a acne é mais frequente dos 14 aos 17 anos.
Entre os homens, pode chegar um pouco mais tarde, com maior frequência entre os 16 e 19 anos.
As formas mais graves da acne são mais comuns no sexo masculino e as mais persistentes, no feminino, devido, principalmente à alta frequência dos distúrbios endócrinos.
Nosso corpo produz mais sebo quando há aumento da atividade hormonal.
É por isso que a acne é mais frequente em adolescentes e pessoas com distúrbios hormonais, mulheres também podem ter acne no período da menstruação, devido à flutuação hormonal, ou quando atingem a menopausa.
As áreas em que a acne se manifesta com maior frequência são rosto, pescoço, busto, costas e ombros, nas quais a quantidade de glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo) é maior.
Fatores que