acidos
Ácido Propiônico: O ácido propiônico atua principalmente em fungos e leveduras, porém também apresenta ação contra algumas bactérias e é muito utilizado para preservação de alimentos por apresentar um elevado pKa (aprox 4,9), o que o torna particularmente efetivo em faixas de pH que variam de 5,5, a 6,5, podendo manter seu poder protetor em pH superior.
Ácido Fórmico: O ácido fórmico atua principalmente em leveduras e bactérias como Bacillus spec .E. coli e Salmonella, sendo pouco efetivo contra Lactobacillus e fungos (Dallagnol, 2009). Esse ácido atua no metabolismo microbiano intermediário e sua ação ocorre por dois processos: redução do pH do meio e ação bactericida dos íons formato. Quando ingerido pelo animal, grande parte do ácido entra no metabolismo e uma pequena parte é excretada pela urina (BASF, s.a.).
Ácido Acético: O ácido acético tem sido utilizado juntamente com outros SCFA como promotor de crescimento desde a década de 1960, a fim de melhorar performance e controlar patógenos intestinais, muitas vezes associado com antibióticos (Mroz, 2002).
Como conservante esse ácido inibe o crescimento de muitas espécies de bactérias e, em menor extensão fungos e leveduras.
Ácido cítrico: O ácido cítrico tem sido utilizado em dietas de leitões e de porcas, sendo que nos primeiros melhora a taxa de crescimento e eficiência alimentar (Risley ET AL, 1992 e Krause et AL., 1994),