Acidos e base
ENGENHARIA AGRONÔMICA
JACKSON DAMIÃO PONTES
ÁCIDOS E BASES
DEFINIÇÕES DE ARRHENIUS, BRONSTED-LOWRY E LEWIS
PORTO VELHO/RO
2012
JACKSON DAMIÃO PONTES
ÁCIDOS E BASES
DEFINIÇÕES DE ARRHENIUS, BRONSTED-LOWRY E LEWIS
Trabalho apresentado ao Msc. Leandro S. Moreira Dill, como pré-requisito para obtenção da N2 da disciplina de Química Geral e Orgânica do curso de Engenharia Agronômica às Faculdades Integradas Aparício Carvalho –FIMCA.
PORTO VELHO/RO
2012
ÁCIDOS E BASES
DEFINIÇÕES DE ARRHENIUS, BRONSTED-LOWRY E LEWIS
Ácidos e bases (também chamadas de álcalis) são costumeiramente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e base na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina.
Eles também são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais. A tal ponto que a produção de ácido sulfúrico e soda cáustica de um país chega a ser considerada um dos indicadores do seu nível de atividade econômica.
Definições de ácidos e bases
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista suecosvante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Assim, quando diluído em água, o cloreto de hidrogênio (HCl) ioniza-se e define-se como ácido clorídrico, como segue:
|
Já o hidróxido de sódio, a popular soda cáustica, ao se ionizar em água, libera uma hidroxila OH-, definindo-se assim como base:
|
Um desdobramento da definição de Arrhenius é a regra de reação para ácidos e bases entre si, segundo a qual:
|
Se reagirmos os já citados ácido