Acidos despigmentantes:
Adenin - É um agente clareador da pele interessante para ser usado em peles com fotodanos, podendo ser utilizado também nas mãos, não é fotossensível. Quimicamente seu nome é N-6 furfuryl-adenina, estável em pH 7 a 7,5.
Modo de ação: é indicado para rejuvenescimento da pele promovendo melhora na aspereza,manchas e rugas finas,sem causar vermelhidão e fotossensibilidade.
Efeitos adversos: não é uma substância ácida,portanto não queima ou irrita a pele.Não foram constatadas reações adversas.
Concentração usual: 0,005% a 0,1%
Possui origem vegetal ou animal: possui origem vegetal
Nome cientifico:9H-purin-6-amine
Acido Fítico - É um despigmentante de origem natural com propriedades hidratantes encontrados nas sementes de alguns cereais como: aveia, arroz e germen de trigo. Atua de forma suave e progressiva na inibição da tirosinase, obtendo resultados bem gradativos. Quimicamente trata-se do hexafosfato de inositol, estável pH a 4 a 4,5.
Modo de ação: Bloqueador da tirosinase (quelante de cobre e de Ferro), mecanismo semelhante a vitamina C,antiinflamatório,antioxidante-anti radical livre,evita o envelhecimento precoce ,hidrata e suaviza rugas finas,anti-caspa
Efeitos adversos: O ácido fítico substitui hoje a hidroquinona, substancia utiliza nas últimas décadas como clareadora da pele. A hidroquinona também inibe tirosinase,mas é citotóxica (destrói a parede celular do malanócito-célula produtora de melanina)e quando em concentrações superiores a 2%,por um período superiora 60 dias,pode causar lesões irreversíveis de coloração branca chamadas de "lesões em confetes ou acomia residual pela hidroquinona" (sempossibilidade de tratamento).Outro efeito colateral da hidroquinona é afotosensibilidade, a irritação quando usada m peles sensíveis e a baixa instabilidade do produto contendo hidroquinona (oxidação e inativação).
Concentraçãp usual: 0,5 a 1%