acido
ÁCIDO SULFÚRICO
O ácido sulfúrico é uma solução aquosa de sulfato de hidrogênio, cuja fórmula é H2SO4. Assim como todas as substâncias ácidas, ele é solúvel em água e forma como único cátion o hidrogênio, H+, ou mais corretamente o cátion hidrônio, H3O+:
H2SO4(l) + 2 H2O(l) → 2 H3O+(aq) + SO42-(aq) ou H2SO4(aq) → 2 H+(aq) + SO42-(aq)
Líquido incolor, viscoso e oxidante. Densidade de 1,84g/cm3. O grau de ionização desse ácido é muito elevado (α = 61%), o que significa que ele é um ácido forte. Ele também é corrosivo, pois o ácido sulfúrico tem um poder oxidante e desidratante muito forte, sendo capaz de carbonizar compostos orgânicos, como os hidratos de carbono (ou carboidratos).
É uma das substâncias mais utilizadas nas indústrias. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes etc. e nas baterias de chumbo (baterias de automóveis). o ácido sulfúrico é o principal “vilão” da chuva ácida, que destrói monumentos históricos e construções, além de degradar o meio ambiente. Isso acontece porque os combustíveis fósseis, como o carvão e os derivados do petróleo, possuem enxofre como impureza em suas composições.
O ácido sulfúrico pode ser obtido industrialmente por duas tecnologias distintas, conhecidas como processo de câmara de chumbo (Ward) e de contato.
O primeiro, muito utilizado no século passado, caiu em desuso, devido principalmente à limitação de não permitir produzir ácido com concentração superior à 78% em peso.
A tecnologia de contato é atualmente empregada na quase totalidade das instalações industriais de produção de ácido sulfúrico.
Matéria-prima
Além do enxofre natural, que ocorre em depósitos subterrâneos dos quais é extraído pelo processo "Frasch", esse elemento químico pode ser obtido pela oxidação do gás sulfídrico (H2S) existente nos efluentes gasosos de diversas instalações industriais, notadamente