Acido sulfurico
QUÍMICO - FISPQ
ACIDO SULFÚRICO
1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do produto: Acido Sulfúrico
2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES
Nome químico: Ácido Sulfúrico Fumegante
Sinônimo: Ácido Pirosulfúrico, Oleum, Ácido Dissulfúrico
Família química: Ácido Inorgânico
Fórmula molecular: H2S2O7 ou H2SO4 + SO3 (livre)
Peso molecular: 178,14
Chemical Abstract Service (nº CAS): 8014-96-7.
Ingredientes que contribuam para o perigo: H2S2O7 (Oleum - 28 a 30% SO3 livre)
3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Perigos mais importantes: O ácido sulfúrico fumegante é um potente irritante do trato respiratório, pele e olhos. Sobre a pele produz queimaduras graves com fibrose cicatricial intensa e limitações funcionais. Nos acidentes com os olhos pode provocar graves lesões ulcerativas, catarata e glaucoma.Embora a ingestão seja improvável, pode causar severos danos ao aparelho digestivo. Manuseie o produto com segurança.
Efeitos do produto: A inalação do vapor ou névoa pode causar tosse, espirros, sangramento nasal, broncospasmo, dificuldade respiratória e edema pulmonar. A ingestão causa corrosão das membranas mucosas da boca, garganta e esôfago, dor epigástrica intensa com náuseas e vômitos semelhante a =borra de café, edema de glote e asfixia.
Efeitos adversos à saúde humana: As graves queimaduras produzidas pelo contato do ácido sulfúrico fumegante com a pele evoluem com lesões ulceradas de cicatrização lenta, fibrose cicatricial e Limitações funcionais. Extensas queimaduras podem levar a morte. Sinais de choque como suor frio e pegajoso, pulso rápido, respiração superficial e inquietação podem aparecer após ingestão ou contato com a pele. O estado de choque é a causa mais freqüente de morte. O contato com os olhos produz ulceração profunda da córnea, cerato-conjuntivite e lesões de pálpebras com graves seqüelas, incluindo cegueira. Efeitos ambientais: Pode