acido fluoridrico e mais
Ácido fluorídrico, solução aquosa do fluoreto de hidrogênio ou ainda o fluoreto de hidrogênio anidro, que se apresenta líquido até 19,5°C, é um ácido do grupo dos hidrácidos. O fluoreto de hidrogênio é um gás ou vapor esverdeado, de fórmula HF. Apresenta-se em solução como líquido incolor e fumegante de odor penetrante (assim como o gás ou vapor puro).
Usos
É usado na produção de sais fluorados, gases de refrigerantes, criolita, agrotóxicos, detergentes, teflon, na purificação de minérios (de nióbio e tântalo), na alquilação de petróleo (gasolina de alta octanagem) e no enriquecimento do urânio para fins de geração de energia nuclear.
Obtenção
O produto é obtido a partir da reação entre o ácido sulfúrico Trabalho de Química e a fluorita seca, originando além do ácido fluorídrico (quando em solução aquosa) ou fluoreto de hidrogênio (quando a seco), o sal sulfato de cálcio. Seguindo a reação:
H2SO4 + CaF2 → CaSO4 + 2HF
Advertências
• Quando concentrado, reage violentamente com os hidróxidos alcalinos sólidos, como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio.
• Ingestão: tóxico, pode ser fatal.
• Inalação: dispnéia, broncoespasmos, obstrução das vias respiratórias, queimaduras.
• Contato com a pele: Produz queimaduras graves e extremamente dolorosas, e devido ao tamanho extremamente pequeno de sua molécula, percorre os tecidos vivos, penetrando a pele e demais tecidos até atacar o tecido ósseo.
• Contato com os olhos: pode provocar lesões permanentes.
Ácido clorídrico
O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, ácida e queimante, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa. Uma solução aquosa de HCℓ na concentração de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HCℓ é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio.
História
O ácido clorídrico foi descoberto em torno do ano 800 pelo alquimista Persa Jabir