I Coríntios
I Coríntios é como é conhecida a primeira epístola de S. Paulo à igreja em Corinto, muito embora possa ter sido a segunda carta do apóstolo aos cristãos daquela cidade. É nesta carta que é encontrada a famosa passagem sobre a importância do amor genuíno, no capítulo 13; e também sobre dons espirituais, no capítulo 12. Por isso, I Coríntios é considerada uma das epístolas mais poéticas do "Apostolo dos Gentios" como Paulo de Tarso chegou a ser chamado.
Índice
1 Autoria
2 Data
3 Indagações sobre a existência de outras duas cartas aos coríntios
4 Conteúdo
4.1 Instruções acerca dos dons espirituais
4.2 O poema sobre o amor
4.3 Advertências contra a imoralidade sexual e orientações acerca do casamento
4.4 A importância da celebração da Ceia
4.5 Sobre a ressurreição dos mortos
Autoria
O autor da epístola, como se pode identificar desde o seu começo, já no primeiro versículo, teria sido o apóstolo Paulo. Apesar da referência a alguém chamado Sóstenes, supõe-se que este possa ter sido algum auxiliador que tenha redigido a carta enquanto Paulo ditava, valendo destacar que o fato de haver uma narrativa na primeira pessoa demonstra ter sido um único autor.
Data
A data provável que a epístola foi escrita teria sido por volta do ano 55 da era comum, quando Paulo encontrava-se na cidade de Éfeso em sua terceira viagem missionária (Atos 19:1; Atos 20:1).
Indagações sobre a existência de outras duas cartas aos coríntios
É possível que I Coríntios tenha sido a segunda carta que Paulo teria escrito aos cristãos em Corinto.
Sabe-se que o apóstolo escreveu um total de quatro epístolas, das quais duas encontram-se perdidas na atualidade.
Através de uma interpretação que se faz do verso 9 do capítulo 5 da epístola e de II Coríntios 2:3-4, supõe-se que esta teria sido a segunda carta. E, por sua vez, a segunda epístola do Novo Testamento, poderia ter sido a quarta.
Conteúdo
I Coríntios é uma carta de aconselhamento.