Acido Acetilsalic Lico
915 palavras
4 páginas
IntroduçãoAs reações químicas têm como base a procura de novos materiais que tenham uso na nossa sociedade, de modificarem, melhorando os já existentes ou como meio de perceberem os segredos e os mecanismos destas reações.
Reproduzir em laboratório aquilo que produz ou não na natureza é sintetizar. As sínteses laboratoriais procuram a obtenção de novos produtos com as suas propriedades mais concentradas do que as existentes na natureza ou compostos com propriedades inexistentes nos produtos naturais ou ainda produtos em quantidades superiores àquelas que são possíveis extrair de fontes naturais. Podemos, portanto afirmar que a síntese está presente em toda a nossa vida, pois revolucionou o mundo ao permitir a produção em massa de compostos muito mais potentes dos que estão presentes na Natureza.
Uma das sínteses mais importantes e difundidas no mundo todo é o Ácido Acetilsalicílico.
ácido 2-acetoxibenzóico
É um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteroides, anti-flamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaqueatórico. Adicionalmente, uma vez que a aspirina inibe a agregação de plaquetas e a coagulação do sangue, é também usada em doses baixas para tratar doentes em risco de ataque cardíaco.
É, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores. Pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter. Fórmula química: C9H8O4, seu ponto de fusão 135°C, ebulição 140°C, massa molecular 180 g mol-1 , densidade 1,39 g/cm3
Obtido pelo processo de síntese do ácido salicílico (formula C7H5O3, ponto de fusão 159°C, ponto de ebulição 211°C, massa molar 138,121 g/mol, densidade 1,44 g/cm³) com anidrido acético (fórmula C4H6O3, ponto de fusão -73,1°C, ponto de ebulição 139,8°C, densidade 1,08 g/cm³ , massa molecular 102,09 g/mol) em presença de ácido sulfúrico (formula H2SO4, ponto de fusão 10°C, ponto de ebulição 337°C, densidade 1,84 g/cm³, massa molar 98,079 g/mol).
Essa síntese foi descoberta por um químico da