Acidez
O trabalho que se segue apresentará uma análise feita em uma amostra de água do núcleo da UEPA, mais especificamente do bebedouro da universidade, de onde é consumido a água por todos os universitários. O experimento aconteceu no laboratório de Engenharia Ambiental do Campus VI do núcleo de Paragominas. A análise química realizada tem por objetivo determinar a acidez da amostra de água por meio de titulação de hidróxido de sódio.
A acidez é a propriedade que um meio tem de, em meio aquoso, reagir quantitativamente com umabase forte a um pH definido. É expressa em miligramas por litro de carbonato de cálcio, a um determinado pH.
Conceitualmente a água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para inúmeras finalidades. Em função do uso a que se destina deve apresentar determinadas características. Assim, a água utilizada para beber denomina-se água potável. A potabilidade de uma água é definida através de um conjunto de parâmetros e padrões estabelecidos por normas e legislações sanitárias. Estabelecer um padrão de potabilidade é definir, para cada parâmetro, um valor ou concentração a partir do qual seu consumo pode induzir a riscos à saúde.
Materiais utilizados
Substâncias
Solução de NaOH a 0,02 mol/L
Ácido Sulfúrico (H2SO4)
Água (H2O)
Fenolftaleína
Vidrarias
Bureta (1)
Béquer (1)
Erlenmeyer (350ml)
Pipeta graduada (1)
Funil (1)
Balão Volumétrico (1)
Pisseta (1)
Equipamentos
Suporte universal (1)
Métodos
Primeiramente verifique se as vidrarias estão limpas para evitar a contaminação da experiência, logo em seguida identifique casa vidaria que será de seu uso para facilitar na identificação das substâncias. Parte 1 – Preparação do NaOH:
Pesar 2,1 de Hidróxido de Sódio (NaOH). Transferir para um béquer de 200mL e dissolver em água destilada. Transferir quantitativamente para um balão de 500mL e completar o volume até a marca, homogeneizar, resfrie e afira