Acidentes Topográficos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ACIDENTES TOPOGRÁFICOS
ENGENHEIRO COELHO - SP
2014
1. O que são acidentes topográficos
Acidentes topográficos são as irregularidades no relevo de um determinado terreno. No contexto da implantação de uma rodovia esses acidentes precisam ser conhecidos e identificados, pois eles terão grande influência no traçado das rodovias, uma vez que a execução de cortes e aterros representa uma grande parcela do custo da obra.
2. Divisores de águas
Como o próprio nome sugere, os divisores de águas são linhas que separam águas de precipitação que contribuem entre duas bacias hidrográficas. Essas linhas passam sempre pelas cotas mais altas de um terreno.
Figura 1
3. Talvegues
São exatamente o oposto dos divisores de águas. Um talvegue é a linha que vai passar pelas cotas mais baixas do terreno, correspondendo aos pontos mais profundos de um curso d’água, ou, num vale seco, à linha de fundo do vale.
Figura 2
4. Montanhas
São elevações consideráveis na crosta terrestre.
5. Morros
São elevações limitadas, íngremes, mas terrosas.
Figura 3
Conforme a imagem acima se pode ver que montanhas e morros apresentam as cotas mais altas ao centro.
6. Cordilheiras ou cadeias de montanhas
São sucessões de montanhas ligadas todas entre si. Quando se estuda um traçado ao longo de uma montanha é necessário saber se ela é isolada ou ligada a outra, formando uma cordilheira.
7. Linhas de cumeada
No caso de montanhas e morros, o divisor de águas também recebe o nome de linha de cumeada, sendo a linha que liga os pontos mais altos de uma seqüência de morros ou montanhas, no sentido longitudinal.
8. Encostas ou vertentes
São rampas que vão da linha de cumeada até a base de uma montanha, ou seja, suas superfícies laterais inclinadas. A