Modelo
Instituto Educacional “Cândida de Souza”
DESENHO TOPOGRÁFICO II
Acidentes Topográficos
Diogo Miranda Amaral
2015
Diogo Miranda Amaral
Acidentes Topográficos
Trabalho apresentado com o objetivo de aprovação na disciplina de Desenho Topográfico II do 5º Período do Curso de Engenharia de Agrimensura da Faculdade de Engenharia de Minas Gerais.
Professora Luciana Alves de Jesus
Belo Horizonte
2015
Introdução
A definição de acidente topográfico ou geográfico mais comum define que o mesmo é uma entidade de relevo diferenciada na superfície terrestre proveniente da formação de solos continentais ou costeiros.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as descrições de 06 (seis) acidentes topográficos e sua respectiva vista em planta através de modelagem de curvas de nível. Seguem os exemplos escolhidos:
Exemplos de Acidentes Topográficos
1) Grota
Definição: cavidade, na encosta de serra ou de morro, provocada por águas das chuvas, ou, em ribanceira de rio, por águas de enchentes.
Vista em planta (curvas de nível)
2) Voçoroca (ou boçoroca):
Definição: uma feição geomorfológica localizada que consiste na formação de eixos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde não há proteção do solo por vegetação.
Vista em planta (curvas de nível)
3) Garganta
Definição: É uma depressão acentuada da linha de cumeada de uma montanha ou cordilheira. É um acidente importante num traçado de estradas, porque é o ponto escolhido para a travessia de uma montanha, por ser seu ponto mais baixo.
Vista em planta (curvas de nível)
4) Divisor de Águas
Definição: Uma divisória de águas ou linha de separação de águas designa um limite geográfico que separa um território em diversas bacias hidrográficas. Mais precisamente, de cada lado desta linha, as águas escoam em direções diferentes e