Doenças
Existem várias causas , as mais frequentes e mais importantes são :
Ùlceras pépticas : maior causa de sangramento , responsável por mais da metade das hemorragias . Essa complicação ocorre quando a úlcera atinge e rompe alguma artéria ou veia da parede do órgão. varizes de esôfago e a gastropatia hipertensiva: Complicações da hipertensão do sistema portal , mais frequente por cirrose. hepatites agudas ou crônicas(Síndrome de Budd-Chiari): mais raramente por obstrução das veias supra-hepáticas.Alterações na circulação do sangue através do fígado de um paciente com cirrose levam certas veias do esôfago e do estômago a se dilatarem, tornando-se mais frágeis. Seu rompimento causa uma hemorragia digestiva das mais abundantes e difíceis de tratar.
Gastrite Erosiva: pode causar sangramento , geralmente em volumes variavéis. A principal causa são os anti-inflmatórios incluindo, a aspirinae por situações graves como politraumatismos, grandes queimaduras e outras doenças que levam um paciente ao CTI. Angiodisplasias ou ectasias vasculares: modificações das veias e artérias na mucosa de qualquer parte do trato digestivo e que podem causar sangramento pela boca ou pelas fezes, sendo bem mais comum nas fezes.
Diverticulos : Geralmente no intestino grosso hemorróidas e fissuras anais são também causas muito freqüentes de sangramento anal, os dois últimos, geralmente de pequeno volume.
Câncer: causa rara de sangramento visível menos de 1% dos casos, mas que não pode deixar de ser diagnosticada, é o câncer. Tumores benignos ou malignos (câncer) do esôfago, estômago ou intestinos podem causar hemorragia, que pode, inclusive, ser a primeira manifestação da doença.
Patologias intestinais
Neoplasias com origem intramural: A maioria origina-se numa localização superficial á muscular própria e permanece nessa localização.