Acidentes por Escorpiões
ESCORPIÕES
Introdução
Animais peçonhentos são reconhecidos como aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os animais peçonhentos de interesse em saúde pública podem ser definidos como aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves.
Entre os vários acidentes que ocorrem por animais peçonhentos podemos destacar os ataques de escorpiões, principalmente aqui no Brasil. Este estudo procura revelar as características mais importantes que os acidentes causados por esse animal pode causar. Vale lembrar também que o escorpião é um animal muito admirado no Brasil e no mundo, por ser um dos 12 signos do zodíaco (horóscopo).
Nome Popular e Científico
Escorpião. É o nome popular do Euscorpius flaviaudu.
Existem outros tipos de escorpiões, dentre eles os que são mais comuns no Brasil são o Tytius bahiensis (escorpião preto) - fig. 1 e Tytius serrulatus (escorpião amarelo) - fig. 2.
Região Encontrada
T. bahiensis(escorpião-preto): encontrado na Bahia e regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil;
T. stigmurus (escorpião-amarelo-do-nordeste): espécie mais comum do Nordeste, apresentando alguns registros nos estados do Paraná e Santa Catarina;
T. obscurus (escorpião-preto-da-amazônia): encontrado na região Norte e Mato Grosso.
T. serrulatus (escorpião amarelo): encontrado no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro.
Distribuição: Os escorpiões são animais de terra firme, habitando as regiões quentes e temperadas da Terra, dando preferência aos ambientes mais árido onde ocorram uma grande diversidade de espécies.
Características
O corpo dos escorpiões é dividido em prosomo (cefalotórax), mesossomo e metassomo.
O prosomo é a região anterior, onde se encontram os olhos, quelíceras, pedipalpos terminados em quelas (pinças) e pernas e os pentes.
O mesossomo é a região larga do corpo, onde se encontram as