Acidentes Geogr Ficos 2
Acidentes geográficos
Vertente ou encosta
As vertentes ou encostas de uma colina, não têm em geral um declive uniforme. As linhas que unem os pontos onde o declive do terreno muda bruscamente chamam-se linhas de mudança de declive. Nas cartas essa mudança de declive é acusada pela variação de distância que sofrem as curvas de nível entre si.
Morro
São elevações limitadas, íngremes, mas terrosas. É uma elevação de forma variável, abrupta,
normalmente sem vegetação na parte superior e com altura entre 100 e 200m.
Divisor de águas ou linha de crista
É a parte mais saliente do terreno, que separa as águas pluviais que correm para certa bacia.
Denomina-se também linha das vertentes. O divisor de águas pode ter formas variadas, podendo ser uma crista quando o divisor for estreito, e dorso se for arredondado. No Sul do Brasil, dá-se o nome de lombada ao divisor arredondado, extenso e de declividade suave, que se encontra comumente nas cochilhas. Os traçados rodoviários percorrem, muitas vezes, essas lombadas.
Talvegue
É a linha formada pela intersecção das duas superfícies formadoras das vertentes de um vale. É o local mais profundo do vale, onde correm as águas de chuvas, dos rios e riachos. A figura formada pelo traçado de todos os talvegues de uma área é conhecida como rede de drenagem, sendo útil para estudos geologia, tectônica, hidro geológicos entre outros. A linha na qual o último veio d’água seguiria no leito completo de um rio caso este estivesse em seca gradual ate finalmente desaparecer completamente.
Vale
É uma superfície côncava, formada por duas vertentes. O vale pode ser “aberto” se existe uma superfície plana entre as vertentes, ou “fechado” em caso contrário. Grota é um vale apertado, profundo e pouco extenso.
Dorso
Dorsal oceânica dorsal submarina ou dorsal meso-oceânica ou crista média oceânica é o nome dado as grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectônicas. O surgimento das