acidentes domésticos
ALUNOS SOLDADOS: Macharete 05, Andressa 06, Neto 07 e Gonçalves 08.
Os acidentes domésticos são responsáveis por um grande número de mortes de crianças, no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, cada ano são registradas 6 mil mortes e mais de 140 mil internações na rede pública de crianças abaixo de 14 anos, vítimas desse tipo de acidente.
Um balde com água na área de serviço, uma panela quente no fogo, uma tomada sem proteção, um produto de limpeza. Para nós, esses podem parecer elementos domésticos inofensivos, mas os maiores índices de acidentes em casa são com líquidos quentes e inflamáveis. E as maiores vítimas são as crianças e os idosos.
Confira abaixo os riscos que você pode encontrar dentro de casa:
Quartos
Nos quartos do casal e dos filhos é indispensável a estabilidade dos móveis. As quinas das mesas e móveis representam outro ponto de atenção, sendo as bordas arredondadas uma melhor opção. Os móveis (mesa, cadeira, sofá, banco etc.) devem ficam longe das janelas, nunca embaixo. No quarto das crianças, os brinquedos que contêm partes pequenas devem ser guardados em caixas ou locais que possam ser fechados.
Cozinha e lavanderia
Para evitar o vazamento de gás, é preciso verificar se os botões do fogão foram fechados corretamente após o uso e se o botijão foi alocado fora da cozinha. Os cabos das panelas devem ficar voltados para dentro ao utilizar o fogão. Os eletrodomésticos de uso esporádico não devem permanecer ligados na tomada. Ao lavar a louça e colocá-la no escorredor, os cabos dos talheres devem ficar para cima, nunca deixar expostas pontas de facas ou de garfos. A toalha da mesa deve, preferencialmente, não ter sobras nas pontas e fósforos ou acendedores jamais devem ficar sobre a mesa, mas sim em locais altos.
Na lavanderia, o recipiente de lixo precisa ser fechado com tampa e as embalagens de refrigerantes ou similares nunca devem ser reutilizadas para