Acidentes com agentes biológicos
Procedimento de ASSISTÊNCIA A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A MATERIAL BIOLÓGICO
Contato acidental com: sangue, fluidos corporais, urina, SEMÊN, secreções vaginais, materiais perfuro cortantes, dentre outros de origem biológica.
Av. independência, 4000
RIBEIRÃO PRETO SÃO PAULO
PROCEDIMENTO DE ASSISTÊNCIA A EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A MATERIAL BIOLÓGICO
CONTATO ACIDENTAL COM: SANGUE, FLUIDOS CORPoRAIS, URINA, SEMÊN, SECREÇÕES VAGINAIS, DENTRE OUTROS DE ORIGEM BIOLÓGICA.
INFORMAÇÕES BÁSICAS
Este procedimento tem como objetivo descrever os cuidados necessários para os casos de exposição ocupacional a material biológico.
Os acidentes de trabalho com sangue e outros fluídos potencialmente contaminados devem ser tratados como casos de emergência médica, uma vez que as intervenções para a profilaxia da infecção pelo HIV e hepatite B necessitam ser iniciados logo após a ocorrência do acidente, para a sua maior eficácia.
É importante ressaltar que as medidas profiláticas pós-exposição não são totalmente eficazes, enfatizando a necessidade de se implementar ações educativas permanentes, que familiarizem os profissionais de saúde com as precauções universais e os conscientizem da necessidade de empregá-las adequadamente, como medida mais eficaz para a redução do risco de infecção pelo HIV, Hepatite B e C, em ambiente ocupacional.
Este manual foi elaborado com dados da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto e Hospital Universitário da USP Ribeirão Preto.
SIGA ATENTAMENTE O PASSO A PASSO AQUI ELABORADO PARA UMA MELHOR ASSISTÊNCIA E MINIMIZAÇÃO DOS POSSÍVEIS DANOS CAUSADOS PELO CONTATO COM MATERIAL BIOLÓGICO.
FLUXOGRAMA DE AÇÃO NA OCORRêNCIA DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO
PROFISSIONAL ACIDENTOU-SE COM MATERIAL BIOLÓGICO.
São eles: perfuro-cortantes, urina, tecidos, fluidos corporais, secreções, saliva, líquido amniótico, líquido peritoneal, líquido pleural, sêmen, secreção vaginal, concentrados laboratoriais.