acesso e permanencia no ensino superior
Este artigo busca demonstrar o aspecto socioeconômico dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que tem como objetivo propiciar um ambiente acadêmico, no intuito de desenvolver ações e criar condições favoráveis quanto à assistência aos estudantes, bem como incentivando políticas estudantis para formação cidadã, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Universidade.
Diante das exigências impostas pela sociedade e o mercado de trabalho, com uma diversidade cultural e social tem-se a necessidade de oferecer metodologias de ensino diversificadas, conduzindo para uma educação pautada na pesquisa que é um dos esteios da educação moderna na qual produzem nos acadêmicos comportamentos questionadores, críticos e criativos.
O acesso à universidade não garante a permanência qualificada dos estudantes nos cursos de graduação que escolheram sendo refletido no baixo desempenho1 dos egressos e candidatos nos exames de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade e muitas das vezes, a falta de oportunidade após o ingresso pode acarreta a evasão do mesmo. Os estudantes após a inserção na universidade encontram vários problemas que influenciam na qualidade do ensino, tais como estrutura física, pedagógica, incentivos á projetos de pesquisa e bolsa de apoio, incentivando a evasão do acadêmico.
Um dos direitos do cidadão é o direito à educação, inclusive ao ensino superior. O papel das universidades não é apenas a formação técnica e profissional, mas formar o ser humano para a vida em sociedade.
O artigo discutirá o perfil socioeconômico dos acadêmicos de Ciências Contábeis de Cáceres, suas condições de vida, avaliação do curso e expectativas quanto ao futuro profissional.
A justificativa está em estudar o perfil socioeconômico dos acadêmicos de contábeis de Cáceres, no intuito de obter resultados podendo assim apontar caminhos visando a redução da evasão a efetivação de política de