Acessibilidade
2.1. Abrigos de ônibus
Conforme figura abaixo todos os abrigos deveriam constar de local de embarque e desembarque com o piso direcional seguido por piso de alerta e afastamento mínimo de 50 cm da guia. Não é o que acontece nos abrigos de ônibus em frente ao Instituto, inclusive há poste de luz que não são sinalizados com pisos táteis.
2.2. Rebaixamento de Calçada
Os rebaixamentos de calçada podem estar localizados nas esquinas, nos meios de quadra e nos canteiros divisores de pistas. O rebaixamento da calçada da Rua Hermann Blumenal, esquina com a Av. Mauro Ramos (Anexos – Foto 01 e 02). Conforme a NBR 9050 a inclinação do rebaixamento deve ter no máximo 8,33%. A mesma não se encontra de acordo com a norma, conforme mostra o calculo abaixo.
i = hx100 → i = 0,18x100 → i = 17,14% c 1,05 onde, i = inclinação, em porcentagem h = altura do desnível c = comprimento da projeção horizontal
A calçada se encontra rebaixada junto à travessia de pedestres sinalizada com faixa, sem semáforo. O fluxo de pedestres nessa travessia é inferior a 25 pedestres/min/m, portanto a largura deste rebaixamento da calçada pode ser inferior a 1,20m de rampa, conforma a NR 9050. Como a largura do passeio não é suficiente para acomodar o rebaixamento de inclinação máxima de 8,33% e a faixa livre deveria ser feito o rebaixamento total da largura da calçada, com largura mínima de 1,50 m e com a rampas rampas laterais com a inclinação máxima de 8,33%, conforme figura abaixo.
Vista superior
Perspectiva
Não deve haver desnível entre o término do rebaixamento da calçada e o leito carroçável. Não é o que acontece nesse caso, a sarjeta passa na frente do rebaixamento em grande desnível. A solução seria fazer uma canalização passando dentro da sarjeta, nivelando a mesma. Se tratando de piso tátil verificamos que o