Acessibilidade
ACESSIBILIDADE
PATO BRANCO – PR
JUNHO DE 2013.
Resumo
Todo o engenheiro tem papel fundamental quando o assunto é acessibilidade. Deve estar ciente de seu compromisso com os portadores de deficiência ao elaborar seus projetos, obras, bem como seus produtos desenvolvidos. O CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) tem um programa de acessibilidade e criou ações, visando orientar os engenheiros a cumprir seu papel social respeitando nossas leis e melhorando cada vez mais a acessibilidade de portadores de deficiência.
Palavras chave: Acessibilidade, portadores de deficiência, leis.
Introdução
O objetivo deste trabalho é saber como o CREA-PR orienta seus engenheiros a cumprirem as leis para portadores de deficiência, conhecer o programa de acessibilidade criado por este órgão e também o que dizem as leis sobre os deficientes.
Programa de acessibilidade do CREA-PR
Segundo CADERNO DO CREA-PR № 4 (2011, pag. 4 e 5), foi criado um programa de acessibilidade visando conscientizar os profissionais e toda a sociedade quanto a importância de se atender as normas vigentes, garantindo todo e qualquer acesso a pessoas portadoras de deficiência. A intenção é fazer com que todos os profissionais registrados criem dispositivos de acesso em todos os seus trabalhos realizados, sempre procurando discutir o assunto com membros da sociedade civil.
Este programa também visa apresentar melhorias e subsídios para a legislação vigente e a divulgação das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) referentes ao tema.
As figuras 1 e 2 abaixo, mostram algumas das dificuldades dos portadores de deficiência ao se locomoverem por nossas vias.
Figura – Calçadas irregulares
Créditos: Temaphoto e Fernando Villanueva
Figura 2 – Tampas de concessionárias
Créditos: Temaphoto e Fernando Villanueva