Acessibilidade
A acessibilidade é cada vez mais um elemento fundamental na concepção e desenvolvimento de aplicações Web. Descubra de que forma a acessibilidade pode afectar e melhorar o seu negócio online.
No fim da década de 90 a maior parte dos sites eram constituídos por informação dispersa e por um grafismo orientado predominantemente para “encher o olho”. Mais importante do que prestar um serviço ou disponibilizar um determinado conteúdo, era chamar à atenção de informação aleatoriamente disposta pelo movimento e pela cor. (as famosas animações em gif)
Pensava-se no ponteiro do rato do utilizador como uma espingarda que disparava em direcção a tudo o que mexia. Ora, os tempos em que a comunicação tinha uma linguagem quase codificada acabaram.
O inicio da “era Google” iniciou a resposta dos profissionais das Tecnologias de Informação às necessidades reais dos cibernautas. O meio de comunicação tem que se ajustar às necessidades dos seus receptores, nunca o contrário. Os utilizadores pretendem ter acesso à informação que procuram, o mais rápido possível e a qualquer custo.
“As grandes superfícies comerciais compreenderam que a chave do sucesso encontra-se em dar resposta todas as eventuais necessidades dos compradores no mesmo local, de forma acessível, sem qualquer restrição e dificuldade”
A acessibilidade na Web é constituída por determinados critérios que permitem um acesso mais amplo e mais intuitivo a um determinado conteúdo. Resulta numa rentabilização imediata do universo de utilizadores de um site.
Definição de acessibilidade
“Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de actividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, com restrições as mínimas possíveis.”
A acessibilidade trata portanto do acesso a determinados conteúdos ao maior e mais diverso número de