ACESSIBILIDADE NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA-TO.
1- INTRODUÇÃO.............................................................................................4
2- DESENVOVIMENTO...................................................................................5
3- CONCLUSÃO...............................................................................................7
4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................8
1- INTRODUÇÃO
Segundo Iamamoto, a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
Essa estruturação do perfil de profissão emergente teve a igreja católica como principal fio condutor responsável pelo ideário e formação dos primeiros profissionais.
No início dos anos 40, o Serviço Social e seu pensamento de fonte da doutrina social da Igreja e seus ideais Franco-belgas, avançam para um desenvolvimento técnico ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano – permeado pelo caráter conservador da teoria social positivista.
Esta busca pelo Serviço Social norte americano e a teoria positivista advém da necessidade de cumprir com as demandas crescentes, de trabalhadores empobrecidos, por bens e serviços. Estes trabalhadores desempregados, fruto do processo de desenvolvimento e acumulação do capital, começam exigir e pressionar o Estado por ações assistenciais. Assim, criam-se instituições assistenciais estatais para intervenção do Estado no processo de reprodução das relações sociais, regulando assim tanto a viabilização do processo de acumulação quanto o