acessibilidade aos pontos de onibus
AOR BELLO DE OLIVEIRA JUNIOR, BRUNO GEORGE FERREIRA graduando do Curso Superior de Tecnologia em Transportes Urbanos pelo Instituto Federal de Goiás.
RESUMO
A necessidade de se democratizar os acessos aos espaços públicos expõe a precariedade das adaptações e acessos existentes. O planejamento desses espaços nem sempre á organizado por apenas um órgão, que na maioria das vezes não estabelece comunicação de suas ações, assim penalizando o cidadão. No caso de Goiânia o órgão metropolitano de transporte coletivo não detém a autoridade para a padronização dos acessos nas calçadas e muito menos na retirada de comércios da faixa de serviço onde se localiza o ponto de ônibus, visando à melhor visibilidade dos usuários e dos motoristas. Nesse trabalho entende-se por acessibilidade a possibilidade do acesso, da aproximação, da utilização e do manuseio de qualquer ambiente ou objeto. Os pontos de ônibus são a porta de entrada e saída do usuário no sistema de transporte coletivo, por representarem essa conexão existe a expectativa de que o acesso ocorra de forma confortável e rápida, tendo em vista que o embarque e desembarque facilitado por parte do usuário ajuda na melhor fluidez do transporte coletivo. Esse trabalho propõe a constituição de um método de avaliação de acessibilidade nos pontos de ônibus, para um diagnóstico que resulte na mitigação das barreiras para o usuário do transporte coletivo quando o assunto for acesso aos pontos de ônibus.
PALAVRA-CHAVE: Acessibilidade, Pontos, Avenidas.
1 INTRODUÇÃO
Se locomover nos grandes centros está cada vez mais difícil, são lojas que colocam seus estandes nas calçadas, campanhas publicitárias, vendedores ambulantes, calçadas mal cuidadas enfim fatores que obstruem ou atrapalham o passeio livre, muitas das vezes caminhar pode ser a certeza de uma grande