aceleração da gravidade
DE
FISICA
ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE TERRESTRE
OBJETIVO
Determinação da aceleração da gravidade terrestre(G) através de um pêndulo simples.
MATERIAL
. PESO DE AÇO.
. LINHA DE NYLON.
. TRENA.
.CRONÔMETRO DIGITAL.
PROCEDIMENTO
O experimento foi realizado inicialmente tomando um peso de metal de massa (M) o qual foi amarrado a uma linha de nylon de comprimento (L) em sua extremidade e, prendendo em sua outra pondo a um ponto elevado ao alto de forma que está linha ficasse totalmente esticada e de forma que pudesse fazer um movimento de oscilação livre (desprezando a resistência do ar), tendo uma posição zero graus em relação ao chão. Com o peso de frente ao observador, mediu-se a comprimento do nylon com a trena para anotação. Pegou-se o peso, puxando para si fazendo uma inclinação de ângulo em relação ao nosso ponto zero, tendo a nossa nova posição de largada para iniciar o nosso experimento e de posse do cronômetro zerado, foi largado o peso de forma a deixa-lo oscilar por um período de numero 10(10T). Assim parando a contagem, obtivemos nossa primeira medição experimental. Num novo procedimento, diminui-se o tamanho do nylon e refez uma nova oscilação, começando da nossa posição de largada, cronometrando-se novamente 10 oscilações para uma nova anotação. Esse procedimento foi realizado assim dez vezes, sempre diminuindo o comprimento do fio de nylon(L) e deixando oscilar por um período de 10(10T).
A FORMULA
De todos os fenômenos físicos que ocorrem na superfície da Terra, o que mais influi no modo de vida dos seres vivos é, sem dúvida nenhuma, a força da gravidade.
Para que possamos entender o fenômeno da gravidade, vejamos a seguinte definição de força gravitacional:
"No universo tudo se passa como se a matéria atraísse a matéria, na razão direta de sua massa e na razão inversa ao quadrado de sua distância."
O primeiro humano a se dar por conta disso foi Isaac Newton, e por isso formulou este