Aceleração da gravidade e lei de hooke
Resumo. Foram realizados experimentos para a obtenção do módulo da aceleração da gravidade, através de um sistema pendular, onde foi feita a cronometragem do período para cada medida diferente do barbante que segurava a esfera no sistema. Outro experimento realizado foi para a determinação da constante elástica (lei de Hook e) de dois sistemas de mola e a relação destas em um sistema de associação de molas. O cálculo foi baseado sobre dados como a força elástica F e a deformação x provocada.
Palavras chave: Lei de Hook e, Força Elástica, aceleração da gravidade, sistema pendular, constante elástica.
Introdução
Ao perceber que um corpo em queda livre possui uma aceleração constante (não levando em conta a resistência do ar) Isaac Newton, um cientista, químico e físico, constatou que existia uma força que atuava sobre este corpo, conhecida mais tarde como força gravitacional.
Esta força atrativa é a responsável pela aceleração vertical (g), que tem módulo constante para qualquer corpo detentor de massa, com sentido dirigido para ao centro da
Terra.
Assim pela Lei da Atração Gravitacional, segundo Issac Newton, a matéria atrai a matéria na razão direta das massas e na inversa do quadrado das distâncias:
F
GMm d2 eq 1
Onde G é a chamada constante de gravitação universal, M e m as massas dos corpos e d a distância que os separa.
Como dito anteriormente a força da gravidade é a força com que o corpo é atraído para o centro da Terra, desta forma pode-se escrever:
mg
GMm
GM
ou g eq 2
2
d d2 Além disso, Isaac Newton é o formulador da
Mecânica Newtoniana que esta fundamentada em três leis. Estas são as chamadas leis de
Newton e se apresentam como se segue.
Primeira Lei de Newton Se nenhuma força atua sobre um corpo, sua velocidade não pode mudar, ou seja, o corpo não pode sofrer aceleração. Segunda Lei de Newton A força resultante que age sobre uma