Access
Objectivos
* Aprender conceitos sobre o funcionamento de uma base de dados. Identificar os diferentes tipos de dados. * Efectuar inserções de compras e fornecedores, actualizações e consultas de fornecedores e inserções de vendas e clientes. * Efectuar actualizações e consultas de clientes.
O que é uma base de dados?
Uma base de dados é uma colecção de informações relacionada com um determinado tema ou propósito. O segredo para armazenar e recuperar dados de forma eficiente é o processo de planeamento. Identificando primeiro o que a base de dados deve fazer, é possível criar um projecto prático que resultará numa ferramenta de gestão de dados mais rápida e precisa.
Planear uma base de dados
Quando se pretende criar uma base de dados, deve-se realizar um planeamento a fim de identificar a sua utilidade e que informação se deseja controlar. O Microsoft Access ajuda-nos a gerir a nossa base de dados, fornecendo uma estrutura eficiente para armazenar e recuperar informações. Cada item específico de dados designa-se por Campo, e ao conjunto de campos relacionados acerca de indivíduos, clientes, etc., dá-se o nome de Registo. O objecto no qual se guarda a informação chama-se Tabela.
Como o Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Dados Relacional (SGBDR), podemos organizar os dados sobre vários assuntos em tabelas, e depois criar-mos relações entre elas. Estabelecendo relações entre tabelas, em vez de armazenarmos toda a informação numa única tabela (grande), podemos evitar a duplicação de dados, economizamos espaço de armazenamento e maximizamos a velocidade e precisão do trabalho com os dados.
O Microsoft Access tem muitos processos automatizados e recursos de Ajuda on-line que nos podem ajudar a criar e aperfeiçoar cada elemento da nossa base de dados.
Fig. 1: Exemplo da estrutura de uma Base de Dados
O que é um sistema de gestão de bases de dados?
Um SGBD (do inglês DBMS - DataBase Management System) é uma