Access
Sistemas de Gestão de Base de Dados Relacionais (SGBDR) MSMS-ACCESS
Parte 1: Tabelas e Modelo Relacional
1
Conceito de Base de Dados
Uma base de dados é uma colecção organizada de registos e ficheiros, guardados para servir um determinado propósito. Esta informação pode estar armazenada em qualquer tipo de suporte, em formato físico ou digital. 1. Conceito de um Sistema de Gestão de Base de Dados (SGBD) Gestão Um SGBD é um software que permite a criação, acesso e manutenção da informação armazenada numa base de dados. Um SGBD guarda e trata a informação recorrendo a um modelo relacional de gestão de bases de dados. O termo relacional provém do facto de cada registo numa base de dados conter informação relacionada com apenas um assunto. 2. Objectivos de um SGBD • • • • • • Permitir o controlo centralizado de toda a informação relevante. Redução de redundância nos dados armazenados. Partilha dos dados. Os mesmos dados podem ter diferentes utilizações. Diferentes utilizadores podem interpretar os mesmos dados e podem usá-los de maneira diferente. O acesso não autorizado aos dados pode ser impedido (Privacidade). Os mesmos dados podem estar restritos de diferentes maneiras para diferentes utilizadores. Fornece independência dos dados, isto é, as aplicações não dependem de qualquer estrutura de armazenamento ou estratégia de acesso.
3. Base de Dados Relacional Uma Base de Dados Relacional consiste numa estrutura de dados relacionados entre si. Os dados são armazenados sobre a forma de Tabelas, estruturas que são identificadas pelo nome, e organizadas em linhas e colunas.
2
Microsoft Access ®
O MS Access é um SGBD com funcionalidades que permitem a criação e manutenção da informação de uma base de dados.
1. Objectos do Microsoft Access ®
Tabelas: É uma colecção de dados sobre um assunto específico. Por exemplo, uma tabela de alunos guardaria a informação relativa aos alunos. Poderia conter toda a informação para