o que é Access?
O Access 2010 é o programa de banco de dados que faz parte do pacote de escritório Office 2010, da Microsoft. Com o software, o usuário pode criar diversas aplicações, como um pequeno controle de estoque, lista de livros, cadastro de clientes, registros de aulas, entre outros. Aqui, você terá instruções básicas para criar e usar tabelas, relatórios, formulários e consultas para as suas aplicações no Access 2010.
A tela inicial do Access 2010
O Access 2010 possui uma interface diferente das versões anteriores do programa. Na primeira tela do software, é possível visualizar facilmente vários recursos, entre eles, a opção de acessar modelos pré-prontos de aplicações de contatos, projetos, tarefas, eventos, entre outros. Também é possível acessar vários modelos através da conexão on-line do Access 2010 ao site do programa na internet.
Ao olhar o programa pela primeira vez, o usuário poderá sentir falta dos tradicionais menus no topo da tela. No Access 2010, o acesso aos principais recursos é feito através de uma pequena barra no campo superior esquerdo da janela. Clicando no botão com o símbolo do Microsoft Office (chamado de Botão Office), é possível acessar as opções de criar, abrir, salvar, imprimir e fechar projetos.
Entre no Access 2010 e vamos criar um pequeno banco de dados para gerenciar uma coleção pessoal de livros. Para isso, clique em Banco de Dados em Branco na área principal do programa ou clique em Novo, no Botão Office. Ao contrário do que acontece com outros aplicativos, como o Word ou o Excel, ao criar um arquivo novo no Access, é necessário salvá-lo primeiro. Em nosso caso, daremos o nome de LIVRO (a extensão é inserida automaticamente pelo programa) e clique no botão Criar.
Criando tabelas
O primeiro passo para desenvolvermos o nosso controle de livros no Access 2010 é criar uma tabela com os campos necessários. Para isso, vá ao menu Criar e escolha Tabela. Na janela que surgir, vá ao menu Início, clique em Modo de Exibição