Acasos e cria o art stica
Fayga Ostrower
Resumo em tópicos:
- A percepção referente a uma situação se baseia na transformação que esta sofre em nosso cerebro. Tal transformação depende da individualidade de cada pessoa, ou seja, dos momentos e das realidades diferentes vivenciados por cada um.
- A percepção é formada por meio de um processo de seletividade/filtragem, o qual depende se uma serie de elementos. Entre eles estão: condições ficicas e psiquicas, necessidades e expectativas. Esta filtragem nos leva a estabeler uma conexao com o fator em análise.
- O processo de percepção também pode ocorrer de modo reverso. Como quando, por exemplo, já temos uma imagem em nossa mente (modelo mental) e estamos a procura dela. A indentificação ocorrerá conforme o modelo mental estabelecido, por semelhança ou generalização.
- Mesmo sem, muitas vezes, nem prestar atenção no que esta a nossa volta, a nossa mente esta sempre notando e interpretando (percebendo) objetos e situações, partindo, ou não, de dados cocretos, formando sugestões e interpretações.
- Todo ato de percepção abrande, no presente, uma projeção do futuro.
- A nossa capacidade intelectual e sensivel nos permite transformar a percepção em intuição, o que pode nos levar a agir, tomar uma deccisão ou nos posicionar. Existindo a hipótese de engano.
- De forma espontânea, organizamos as ciscunstâncias das situações, decompodo-as e recompondo-as, de acordo com experiências anteriores.
- A intensidade de estimulos ou interesse pessoais são capazes de direcionar a percepção e transforma-la em contexto, componete ou totalidade.
- ‘’O todo é mais do que a soma de suas partes’’ – Gestalt. A integração dessa sitação é: O todo é a interpretação de suas partes e atravez dessa integração surge uma nova totalidade com novas interpretações.
- Para Gestalt, ao contrário do mundo das exatas, a ordem dos fatores altera o produto, pois casa ordenação leva à um produto diferente, que corresponde a um