Acamprosato
1. INTRODUÇÃO
O acamprosato (acetil-homotaurinato de cálcio) é urna droga com estrutura química semelhante a de neurotransmissores aminoácidos, tais como a taurina ou a ácido gama-amino-butírico (GABA), incluindo uma aceitação que permite ao acamprosato atravessar a barreira hemato-encefálica.
É um agonista que estimula a atividade do neurotransmissor inibidor GABA, por ação sabre as receptores GABA B e também antagoniza as aminoácidos excitatórios, em particular a glutamato.
A fisiopatologia da dependência ao álcool é associada a perturbações na transmissão sináptica e o restabelecimento do equilíbrio inibição/excitação é considerado como a base de ação do acamprosato. A sua eficácia em promover abstinência ao álcool pode ser explicada par sua ação redutora sobre a desejo de ingeri-lo. Porém, o acamprosato não provoca aversão ao álcool, não bloqueia os seus efeitos de recompensa, nem o substitui.
2. INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕESAcamprosato está indicado na manutenção da abstinência em pacientes álcool-dependentes. Deve ser associado ao acompanhamento psicológico. O uso do produto está contra-indicado para:
Mulheres durante a gestação e lactação;
Pacientes com insuficiência renal ou hepática graves;
Pacientes com reconhecida hipersensibilidade ao principio ativo do produto ou a qualquer um dos excipientes.
3. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Não são conhecidas, até o momento, interações clinicamente significativas entre o acamprosato e outros medicamentos.
4. REAÇÕES ADVERSAS
São geralmente moderadas e transitórias, compreendendo manifestações gastrointestinais, dermatológicas e alterações da libido, como se segue:
Diarréia;
Vômitos;
Náuseas;
Dores abdominais;
Prurido;
Eritema máculo-papular;
Disfunções sexuais;
Insônia;
Confusão mental.
É, no entanto, difícil estabelecer relação causal entre o emprego do medicamento e as alterações da libido, uma vez que, por ocasião das pesquisas clinicas, fenômenos semelhantes ocorreram