Acadêmico
TEMA: Estrela; Salto sobre o plinto.
OBJETIVO: Oportunizar ao aluno a vivência do salto sobre o aparelho plinto, a partir de uma corrida de aproximação e logo após a aplicação do processo pedagógico da estrela, desenvolvendo a coordenação específica de cada fundamento, fazendo com que os alunos sejam capazes de realizá-los da melhor maneira possível, desenvolvendo assim um maior enriquecimento do vocabulário motor. CONTEÚDO:
Alongamento;
Aquecimento;
Circuito, envolvendo a estrela e o salto sobre o plinto;
Volta à calma.
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA:
Alongamento: Alongar grupos musculares posteriores e anteriores dos membros superiores, inferiores e do dorso. Como: bíceps, tríceps braquial; gastrocnêmio, quadríceps, bíceps femoral; trapézio, romboide.
Aquecimento: Pular Carniça – Os alunos formarão uma fila, exceto um, deixando uma distância entre um e outro. Quem estiver na fila fica com as costas curvadas apoiando as mãos sobre os joelhos. Quem fica de fora começa saltando sobre as costas de cada participante, até passar por toda a fila.
Ao pular o último participante, o primeiro saltador também colocará as mãos no joelho e depois dará um sinal para quem está no fim da fila. Esse passa a ser o saltador e pula por toda fila até chegar ao começo dela e voltar à posição inicial, dando sinal para o saltador seguinte. Assim a brincadeira segue até que a fila chegue de novo ao primeiro saltador.
Circuito: O circuito será dividido em duas estações e cada estação será dividida em dois grupos.
1ª Estação (ESTRELA) – Um grupo de aluno ficará em fila e tentará executar a estrela no plinto, sem muito esforço, somente para ter uma noção do que fazer;
Outro grupo, na mesma formação do outro, farão o mesmo exercício, porém, com ajuda de um professor, realizará a estrela completa, estendendo as pernas ao alto.
2º Estação (SALTO) – Um grupo, em duplas, ficará um de frente para o outro e um ficará na posição de agachado