Acadêmico de Engenharia Mecatrônica
1
Hilton James Lima N (hilton_james@hotmail.com )
1
Marco Hiroshi Naka (marco.naka@ucdb.br )
1
UCDB - Universidade Católica Dom Bosco, Av. Tamandaré, 6000. Jardim Seminário, CEP 79117- 900.
Campo Grande – MS.
Resumo: O presente projeto consiste na construção de um circuito eletrônico que trabalha em malha fechada, cuja finalidade é efetuar o controle de temperatura em um capacete de resfriamento craniano, o Cool Cap.
Basicamente, o Cool Cap é um dispositivo que tem por objetivo reduzir as sequelas causadas pela ausência de oxigênio no cérebro por meio de resfriamento localizado, que por sua vez, reduz a atividade metabólica.
O circuito é microcontrolado e efetua a coleta de dados de sensores de temperatura e faz a ativação dos atuadores térmicos. Com isso, pode-se tomar decisões de quando e quanto deve-se refrigerar a cabeça do recém-nascido.
Esta refrigeração será feita através de placas do tipo peltier, que são basicamente dispositivos eletrônico composto por vários diodos alocados entre duas placas cerâmicas. Quando é aplicada uma determinada corrente elétrica sobre a placa, ocorre um resfriamento em uma das faces. Ou seja, o calor é liberado em uma face da placa e absorvido na outra face. Visto que a aplicação do dispositivo envolve vidas humanas que receberão tratamento com o Cool
Cap, o sistema deve ser extremamente estável e deve minimizar ao máximo os erros na parte de controle e monitoramento de temperatura.
Palavras-chave:
cool cap, resfriamento cerebral, temperatura, placas peltier, microcontrolador. 1. Introdução:
O Cool Cap (do inglês, boné frio) é um dispositivo utilizado para uso de hipotermia localizada em recém-nascidos. A hiportemia cerebral em crianças que sofreram asfixia perinatal auxilia na redução de sequelas devido a diminuição na atividade metabólica cerebral.
Esse dispositivo já existe e está