Academico
Considerando-se os aspectos teóricos e práticos relacionados com as tarefas realizadas por um compilador, bem como outros elementos envolvidos no processo de codificação, tradução e execução, analise cada uma das alternativas a seguir e assinale a incorreta.
B. As linguagens formais e autômatos constituem uma pequena parte da teoria da computação, sendo seu estudo irrelevante, uma vez que temos vários compiladores disponíveis nas prateleiras para serem consumidos a preços módicos.
0,5 pontos
Pergunta 2
[FEC - 2002 - CAERD - Técnico de Nível Superior - Direito - Superior] No que diz respeito a interpretadores e compiladores, pode-se afirmar que:
E. A interpretação executa a instrução sem gerar um programa-objeto.
0,5 pontos
Pergunta 3
[CESGRANRIO - 2008 - Petrobrás - Analista de Sistemas Júnior - Infraestrutura] Um analista está responsável pelo projeto de um compilador para uma nova linguagem que sua empresa está desenvolvendo. Este compilador deverá receber como entrada o código-fonte do programa e gerar como saída o código de linguagem de máquina para um determinado processador e sistema operacional. O analista sabe que um processo de compilação é dividido em fases e que seu compilador deverá possuir todas as fases de um típico processo de compilação, mesmo que elas NÃO sejam obrigatórias em outros compiladores. A fase que não faz parte de um processo de compilação e que, portanto, não seria necessária no projeto do analista é a:
D. Ligação dos módulos
0,5 pontos
Pergunta 4
[Poscomp, 2005] No processo de geração de um código executável (em linguagem de máquina) a partir de um programa-fonte, escrito em linguagem de alto nível (por exemplo, C) o programa original passa por transformações e análises que são realizadas em diversas fases. De forma simplificada, pode-se dividi-las nas oito (8) fases apresentadas, em ordem alfabética, a seguir:
A – Alocação de Registradores
B – Análise Léxica
C – Análise Sintática
D – Emissão