academica
A presente pesquisa tem como foco de estudo o trabalho do assistente social no Propaz Integrado. O interesse no assunto foi despertado a partir das aulas ministradas em sala de aula no decorrer do curso.
O problema da pesquisa é conhecer a estratégia de intervenção do assistente social juntos com as mulheres vitimadas pela violência doméstica em seu contexto nuclear ou união estável na violação dos direitos destas usuárias e rompimento dos vínculos afetivos do trabalho.
Assim, a pesquisa será realizada através de pesquisa bibliográfica – através de livros, artigos publicados, monografias, dissertação e teses na área em discussão, pesquisa de campo com elaboração de questionários para serem aplicados aos sujeitos da pesquisa, porém composto por perguntas abertas e fechadas; mantendo o sigilo das informações fornecidas; esclarecendo os resultados à instituição e as usuárias envolvidas na investigação.
A pesquisa será conduzida através materialismo dialético, que permeará a análise da realidade frente às demandas que se apresenta no cotidiano desta instituição, a fundamentação teórica subsidiará a pesquisa nesta correlação entre teoria e prática, o método aplicado será a pesquisa quali-quantitativa para relatar os dados coletados.
Para alcançar esse objetivo, se fez necessário dividir o texto em quatro tópicos: Primeiramente trata-se da Conceitualização e as transformações no mundo do trabalho: a condição da mulher trabalhadora na contemporaneidade.
Logo em seguida, A violência contra a mulher: o trabalho e as relações de gênero e consequentemente a dimensão interventiva do serviço social.
Finalizando o quarto capítulo abordará a mulher trabalhadora rural e a violência doméstica: o estudo na região do planalto santareno.
2 CONCEITUALIZAÇÃO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO: A CONDIÇÃO DA MULHER TRABALHADORA NA CONTEMPORANEIDADE
2.1.CONCEITO DE TRABALHO
Em O Capital, Marx estabelece uma nítida diferença entre o trabalho que é