Academica
Pâncreas é uma glândula associada ao trato digestório. Possui como principal característica possui a capacidade ser uma glândula mista, isto quer dizer que possui a capacidade de secretar substancias tanto exócrinas como endócrinas (hormônios).
As enzimas produzidas pelo pâncreas são armazenadas e secretados pela porção exócrina a ácina são células serosas circundadas por um lúmen, além de serem polarizadas e possuírem núcleo esférico, são típicas células secretoras de proteína. (JUNQUEIRA E CARNEIRO, 2004)
Essa função de secretar enzimas é realizada pela porção exócrina como fora dito além de células acinosas estão envolvidas células centroacinosas e pelos ductos intercalares, sendo que as células o ducto fornecem uma solução alcalina tamponante.( GARTNER E HIATT, 2007)
Ainda segundo Gartner e Hiatt, a porção endócrina é composta pelas ilhotas de Langerhas que são um conjunto agregado de células ricas em vãos sanguíneos envolvidos por fibras reticulares. São compostas por cinco tipos diferentes de células as quais se diferem umas das outras pela sua coloração especializadas, além disso cada célula é responsável por secretar sustâncias diferente umas das outras, as mais conhecidas são a insulina e o glucagon.
Essas ilhotas são microorgãos localizados no pâncreas, constituídas por agrupamentos de células estas sendo arredondadas ou poligonais dispostas em forma de cordões. Como elas estão agregadas as fibras reticulares e aos vasos sanguíneos os capilares. Encontra-se separando o tecido pancreático das ilhotas de Largerhas uma fina camada de tecido conjuntivo, além de células endoteliais fenestradas que auxiliam nesta separação.(JUNQUEIRA E CARNEIRO, 2004) Geralmente essas ilhotas medem cerca de 100-200 µm de diâmetro contendo centenas de células, estima-se que pode-se haver mais de 1 milhão de ilhotas no pâncreas humano, porém a maior concentração acredita-se estar localizadas na cauda do pâncreas. (JUNQUEIRA E CARNEIRO, 2004).
Entre uma