academica
Problema: O ato de ler é importante para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do ser humano?
Objetivo:
Esclarecer se a leitura influencia a formação geral dos seres humanos.
Apontar os benefícios do ato de ler e quais as dificuldades acarretadas na vida escolar quando não se obtém esse hábito desde a infância.
Averiguar tipos de leitura adequados para cada faixa etária.
Identificar modos eficientes de introduzir a leitura na vida cotidiana dos alunos.
Compreender a importância para a sociedade das escolas formarem leitores críticos.
Metodologia e fundamentação Teórica: A pesquisa será de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, embasarse-a em BAMBERGUER, R. , LERNER, D. ,NUNES, J. H., e em teses, artigos, dissertações entre outros estudiosos que abordam o tema da leitura.
Revisão de literatura: Cabe aqui esclarecer os principais conceitos necessários ao entendimento deste estudo.
“A leitura é uma atividade ao mesmo tempo individual e social. É individual porque nela se manifestam particularidades do leitor: suas características intelectuais, sua memória, sua história; é social porque esta sujeita às convenções lingüísticas, ao contexto social, à política”. (NUNES 1994, p.14).
“O desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam ‘decifrar’ o sistema de escrita. É – já o disse – formar leitores que saberão escolher o material escrito adequado para buscar a solução de problemas que devem enfrentar e não alunos capazes apenas de oralizar um texto selecionado por outro”. (LERNER, 2002, p. 20).
[...] se quisermos inculcar o hábito da leitura precisamos ir além das necessidades e interesses das várias fases de desenvolvimento e motivar a criança a ir ajustando o conteúdo de suas leituras à medida que suas necessidades intelectuais e condições ambientais forem mudando. (BAMBERGER, 1995, p. 20)
Referencias
NUNES, J. H. Formação do