Academias teresina
As academias de atividades físicas são espaços representativos de um novo olhar sobre a prática de exercícios físicos, oferecendo inclusive, para a população urbana, a possibilidade da prática regular, o que tem um papel decisivo no contexto na melhoria de vida e bem estar geral. (SABA, 2001).
Segundo Saba e Antunes (2004), as academias se caracterizam por oferecer, com fins lucrativos, um espaço adequado para a prática de exercícios físicos – movimento corporal planejado, estruturado, intencional e repetitivo, executado com a finalidade de melhorar ou manter os componentes da aptidão física. Estes locais devem operar sob a responsabilidade de profissionais de educação física que avaliam, prescrevem e orientam a prática de exercícios físicos de forma segura, eficaz e ética. Similarmente, Toscano (2001) entende as academias de ginástica como centros de atividades físicas, onde se presta um serviço de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física.
Na área de estudo da presente pesquisa, a cidade de Teresina Capital do Estado do Piauí, segundo dados do CREF (Conselho Regional de Educação Física), possui 110 academias de musculação registradas, essa espacialização se distribui em 47 bairros da cidade. Essas academias diferenciam-se uma das outras, diferenças referentes ao nível de estruturação, tamanho, número de funcionários e o preço de mensalidade.
Partindo da hipótese de que além da preocupação com a melhoria da qualidade de vida o processo de expansão da economia também influencia no crescimento da procura por parte da população pelas academias de musculação, atentando a este fato estrutura-se o principal questionamento que é: A localização de diferentes tipos de academias de musculação em diferentes bairros da cidade de Teresina- PI tem relação com a renda média da população dos bairros?
A partir dessa analise é possível Refletir sobre o processo de distribuição das