Educação x corrupção
01- QUANDO OS GREGOS APARECERAM NO DESPERTAR DA HISTÓRIA E COMO ELES SE DENOMINAVAM?
R: Apareceram aproximadamente no ano 1500 a.C., como nômades de origem ariana que estenderam suas pastagens na direção sul, onde entraram em conflitos e se misturaram com a civilização do Egeu, essas tribos gregas falavam a mesma língua e tinham as mesmas tradições e se autodenominavam helênicas.
02- QUANDO SURGIU O DIREITO GREGO NA HISTÓRIA?
R: Não há propriamente que falar em Direito Grego, mas de uma multidão de direitos gregos, pois nunca houve uma unidade politica e jurídica na Grécia Antiga, pelo fato de que inúmeras cidades-estados helênicas (polis) eram regidas por um ordenamento jurídico próprio, uma vez que as mesmas gozavam de plena soberania na época.
03- PODEMOS ENTÃO AFIRMAR QUE NUNCA HOUVE LEIS QUE PUDESSEM SER APLICADAS A TODO POVO GREGO?
R: Sim, pois no máximo eram aplicados alguns costumes comuns, e tal peculiaridade pode ser explicada pelas próprias condições geográficas da Grécia, uma região de vales e planícies separados por cordilheiras e braços do mar, que concorreu para favorecer o isolamento permanente de suas comunidades, pois a intercomunicação era tão difícil que poucas cidades podiam manter outras subjugadas durante muito tempo.
04- MESMO SENDO POLITICAMENTE INDEPENDENTES ENTRE SI, AS COMUNIDADES GREGAS PRESERVARAM UMA SÓLIDA TRADIÇÃO DE UNIDADE. COMO ISSO FOI POSSIVEL?
R: Isso foi possível graças a laços de cultura, de sentimento de associação que fez com que a língua e a escrita entre as comunidades fossem comuns, bem como certas manifestações religiosas, os jogos olímpicos, além das alianças de defesa reciproca foram fatores de integração.
05- QUAIS AS COMUNIDADES QUE TEM QUE SER CONSIDERADAS COMO MATRIZES DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL DA GRÉCIA ANTIGA?
R: No contexto da civilização helênica podemos considerar Esparta e Atenas, pois foram elas que