Abuso sexual infantil
Adolescência
A adolescência, afirma o psicólogo Piaget (2005), é o período que desagrega a infância da idade adulta, em que se passa uma crise passageira devido à maturação do instinto sexual, ou seja, a adolescência é marcada por desequilíbrio instantâneo.
O Pensamento E suas Operações.
Segundo Piaget (2005), os adolescentes possuem capacidade de construir seus sistemas e teorias. Aproximadamente entre onze anos realiza-se uma transformação essencial na vida dele, isto é, passagem do pensamento concreto para o formal, ou seja, hipotético dedutivo em o adolescente é capaz de deduzir conclusões através de hipóteses, sem recorrer à manipulação de objeto, que é de suma importância e que torna possível a construção dos sistemas que caracterizam adolescência. As operações formais fornecem o pensamento um novo poder, que consiste em destacá-lo e libertá-lo do real, permitindo o adolescente construir a seu modo as reflexões e teorias. De acordo com o autor, um esplêndido destaque dessa fase é o livre desempenho da reflexão espontânea, que logo após surge o egocentrismo intelectual, que a atribuição de um poder ilimitado ao seu pensamento, crê em sua onipotência de reflexão acreditando-se que é capaz de resolver todos os problemas que aparece, considerando suas idéias as mais corretas, acha que o mundo deve se submeter aos seus sistemas e não o sistema à realidade.
Para Piaget:
O equilíbrio é atingido quando a reflexão compreende que sua função não é contradizer, mais, se adiantar e interpretar a experiência. Este equilíbrio.
Então, ultrapassa amplamente o do pensamento concreto, pois além, do mundo real, engloba as construções indefinidas da dedução racional e da vida interior (PIAGET, 2005. P. 61)
O autor conclui que toda nova capacidade mental começa por incorporar o mundo em uma assimilação egocêntrica e posteriormente atingi o equilíbrio.
A