abuso sexual infantil
RESUMO
O abuso sexual de crianças é um dos tipos de violência mais freqüentes, apresentando problemas médicos, legais e psicossociais. Este trabalho aponta algumas conseqüências do abuso sexual infantil, o impacto que há no desenvolvimento da criança. A reação negativa da família e o despreparo dos profissionais gerador de danos psicológicos para a criança. Devido a esses fatores, as crianças vitimizadas encontram-se em situação de risco. Portanto, faz-se necessária uma capacitação dos profissionais que trabalham com essas crianças e com suas famílias, de modo que se possa obter a versão real dos casos, bem como conduzir uma intervenção adequada.
O impacto do abuso sexual sobre a saúde física e psicológica é inquestionável, com evidências de possíveis consequências negativas apresentadas em muitos estudos. Uma metanálise demonstrou que, em mais de nove mil vítimas de abuso investigadas em 37 estudos, transtorno de estresse pós-traumático, depressão, suicídio, promiscuidade sexual e prejuízo no desempenho acadêmico foram efeitos substanciais do abuso sexual infantil. Mas ainda outros resultados negativos dessa violência já foram relatados: sentimentos crônicos de medo e ansiedade, pesadelos, dores de estômago e cefaleia, uso de álcool e drogas, problemas de comportamento, condutas ilegais, sentimentos de culpa, comportamento hipersexualizado, isolamento, sentimentos de desamparo e ódio, fugas de casa, baixa autoestima e agressividade, dentre outros sintomas. Trata-se, portanto, de uma violência que pode trazer consequências infinitas para a vida de suas vítimas, tanto em curto quanto em longo prazo, prejudicando seus funcionamentos psicossociais, relacionais, afetivos e cognitivos.
Embora as meninas apareçam mais como vítimas em crimes dessa natureza, os meninos também sofrem abuso. No projeto de atendimento a vitima de violência sexual do centro Dom Helder camara de estudos e ação social (Cendhec), cerca