Abuso Sexual contra crianças e adolescentes
A natureza específica da situação de abuso sexual contra crianças e adolescentes demanda que todos os agentes envolvidos policiais, juízes, promotores e técnicos, consideremqueo tratamento mono disciplinar da questão resulta muitas vezes na continuidade da situação de violência.
Não se trata apenas de resolver um problema legal ou de identificar uma questão psicoterapêutica. Ambos os aspectos estão presentes e devem ser tratados ao seu modo.
Neste tema, não basta compreender a situação. Na abordagem de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, a atuação dos profissionais envolvidos e os procedimentos legais adotados têm efeitos significativos sobre o caso concreto e os encaminhamentos que serão dados a ele.
Ao sofrer abuso sexual, a criança ou o adolescente é apresentado ao sexo de maneira deturpada, podendo ficar com marcas psicológicas cujos efeitos em longo prazo ainda não se conhecem totalmente. Por esse motivo, a importância de conhecer e prevenir tais ações.
4
2 O QUE É ABUSO SEXUAL
Ocorre abuso sexual de crianças e adolescentes quando estes indivíduos em formação são usados para gratificação sexual de pessoas geralmente mais velhas, em um estágio de desenvolvimento psicosexual mais adiantado.
Esta situação está presente em todos os meios socioeconômicos, religiosos, étnicos e culturais.Abrange todo ato, exploração, jogo, relação hetero ou homossexual, ou vitimização, de crianças e adolescentes por um adulto, por um adolescente, ou por uma criança mais velha que, pelo uso do poder, da diferença de idade, de conhecimento sobre o comportamento sexual, age visando o prazer e a gratificação própria.
Pode acontecer com toque físico (beijos, carícias, penetração digital, penetração com objetos, sexo oral, anal, vaginal) ou sem qualquer tipo de contato físico (assédio, cantadas obscenas, exibicionismo, voyeurismo, participação em fotos pornográficas).
Considera-se que é abuso, pois supõe o envolvimento de