contigencialismo
O Contingencialismo ou Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, ou seja, não há a melhor maneira de a empresa seorganizar, não há melhor técnica administrativa. Tudo depende. Tudo é relativo (Chiavenato, 1987).
Para cada tipo de empresa, dependendo da tecnologia, estrutura, autoridade, relacionamento, mercado,economia, sociedade, cultura, entre outros, mudam os modos de como ela deve ser gerenciada. Sabendo que a administração não é algo estático, de acordo com as mudanças que acontecem tanto no ambienteexterno, quanto no ambiente interno da empresa, as formas como ela deve ser gerenciada também mudam. Como Howard Carlisle disse em seu livro Situational management: a Contingency approach toleadership.
“Não há uma maneira melhor para planejar, não há maneira melhor de liderar, não há maneira melhor de organizar, não há maneira melhor de controlar as atividades da organização. O melhor conceito etécnica a ser selecionada é aquela feita após conhecer as
circunstâncias que está enfrentando."
a
Contingencialismo:
O Contingencialismo ou Teoria da Contingência