Abu simbel
Rio de Janeiro, 12 de Abril de 2006.
Aluno: Rennan Bentolila Tatti Pimentel
Curso: História
Disciplina: Pré-História do Brasil
Professor: César Lotufo
Introdução
Este trabalho tem por finalidade registrar e relacionar o aprendizado obtido em sala de aula com o professor, com a prática, ou seja, como todas as técnicas de estudos e analises podem ser aplicadas. Trago por meio deste trabalho uma pequena síntese do texto trabalhado em aula, apresentando resumidamente os conceitos básicos para uma boa compreensão do trabalho arqueológico, sendo este relacionado a um estudo de caso, realizado há alguns anos para a reconstrução e salvamento de um templo histórico, que corria riscos de desaparecer causando um buraco dificilmente de ser fechado na história, ms que devido ao trabalho brilhante possibilitado pela interação entre Arqueologia e outras matérias não aconteceu e hoje está salvo, à disposição de quem quiser conferir. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas pesquisas de fotos que demonstrassem com mais clareza a dimensão deste empreendimento, e o trabalho foi dividido em duas partes: uma que constitui na conceituação e realização do trabalho arqueológico e outra que nos apresenta a interação entre a parte teórica e a prática descrita na matéria relaciona ao trabalho realizado pela Unesco; esta relação fica explícita ao serem analisados trechos da matéria, observando aspectos descritos nos textos mencionados para orientação de estudo.
Bibliografia
PELLEGRINI, Luis; Abu Simbel – O templo salvo das águas, revista Planeta, São Paulo, ed. Três, edição 395; agosto 2005, p.42-50.
PROUS, André. Arqueologia, Pré-História e História; In: TENÓRIO, Maria Cristina (org.); Pré-História da Terra Brasilis; Rio de Janeiro; ed. UFRJ,199,p.19-32.