Saúde Mental
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ENFERMEIROS DE CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSIAL EM ÁLCOOL E DROGAS (CAPS-AD)
ACADÊMICOS: IZANIELLY CAMPOS
MÁRCIA CRISTINA
NILSON FRANCISCO
THAMARA OLIVEIRA
INTRODUÇÃO:
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.
Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.
Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
No Brasil em 2005, foi realizado o 2º levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas, envolvendo pessoas de 12 a 65 anos, de 108 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes. Conforme esse levantamento o álcool, o tabaco e a maconha foram as substâncias com maior prevalência de dependentes na população brasileira. Porcentagem de 30% nos homens e entre 10% e 20% nas mulheres.
Sobre isso o tratamento das pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas, dentre elas o álcool, observou-se, ao longo da história, que os usuários de sustâncias psicoativas sempre foram tratados em instituições psiquiátricas fechadas e especializadas em saúde mental. Isso ocorria antes da reforma psiquiátrica , com o descaso das politicas publicas em relação ao assunto.
Com a reforma psiquiátrica no Brasil, o ministério da saúde (1992),pela portaria Nº 224/1992,passou a financiar e normatizar novos serviços de saúde mental. Com a criação de um centro de atenção psicossocial de álcool e drogas
(CAPS-AS