ABSTRACT
O Brasil é o 3º maior produtor mundial de milho. Em 2001, a atividade agropecuária foi responsável por 8% do PIB brasileiro (CNA/CEPEA-USP, 2003). Diante disso, objetivou-se nesse estudo, avaliar os efeitos da fertirrigação e da adubação convencional no crescimento e desenvolvimento do milho do tipo Zea mays. O experimento foi implantado no viveiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus de Juazeiro-BA.
A cultura foi exposta a 6 tratamentos, os quais diferem entre si de acordo com a aplicação de adubo e o intervalo de tempo entre uma aplicação e outra. Durante a realização da pesquisa, foram determinados parâmetros morfológicos, fisiológicos e bioquímicos, como: comprimento e diâmetro do caule; número de folhas; conteúdo relativo de água (CRA); teor de clorofila; matéria fresca e seca da planta e produtividade. Concluiu-se que o tratamento 3 foi o mais eficaz, neste a adubação foi manejada a cada 7 dias via fertirrigação. A partir dos resultados obtidos em resposta às condições apresentadas anteriormente, gerou-se novos subsídios para efetivação dos programas de manejo de adubação de culturas na região do Vale do São Francisco.
Palavras-chave: milho ,morfológica ,soluções nutritivas, tratamentos,controle.
Analysis morphophysiologic parameters of two varieties of corn (Zea mays L.), Subjected the influence of the application of nutrients in the soil and its effect on the growth and development of the seedlings by fertilization in the conventional way and fertigation in the semiarid.
ABSTRACT:
Brazil is the 3rd largest producer of corn. In 2001, agricultural activities accounted for 8% of the Brazilian GDP (CNA / CEPEA-USP, 2003). Therefore, this study objective to