Abrangência da Sociologia
A Sociologia é uma ciência pertencente ao grupo das ciências sociais e humanas que procura explicar as relações entre indivíduos e grupos de indivíduos dentro da comunidade, incluindo o estudo das formas de associação e interação que ocorrem na sociedade. Aqui decorre que a sociologia abrange, o estudo dos grupos sociais, da divisão da sociedade em camadas sociais, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade etc. No seu processo de análise, a sociologia procura identificar padrões e caracteres gerais comuns a todas as classes de fenómenos sociais, observando o que é repetitivo e procurando daí fazer generalizações teóricas. Para isso, os sociólogos fazem uso frequente de técnicas quantitativas como a estatística para desenvolverem modelos teóricos para explicar os fenómenos sociais e a forma como os indivíduos respondem a alterações na sociedade.
Abrangência da Sociologia: Religião - > Ecologia -> Privação -> Cibernética -> Comportamento - > Política -> Sexualidade.
Macrossociologia:
Macrossociologia tem por objetivo estudar e compreender os mecanismos e os processos pelos quais as partes que compõem umasociedade, em processo de interação, a fazem funcionar e existir enquanto tal, isto é, enquanto essa sociedade específica. Como é que, por interação, osgrupos sociais, as instituições sociais, no fundo, a organização social e a estrutura social é capaz de se constituir como sociedade.
Microssociologia: A microssociologia foi fundada e desenvolvida a partir da crítica imanente a Durkheim e aos seus “tipos de solidariedade”. Isto porque, sendo entrelaçada em fato aos estados mentais, a “solidariedade” ou em termos mais adequados a sociabilidade constitui o complexo fundamental da consciência coletiva e, portanto, exprime o fato social indiscutível da interpenetração virtual ou atual das várias consciências coletivas ou individuais, sua fusão parcial verificada em uma psicologia